ABRINDO ESTE BLOG PELA PRIMEIRA VEZ?

Prazer em tê-lo aqui. Este blog foi criado para refletir, expor, descrever e avaliar a ação da Igreja nos temas da responsabilidade social e a evangelização na igreja de hoje, usando como pano de fundo os princípios de Lausanne (1974). É nosso alvo expressar em palavras e ações o lema do Pacto de Lausanne do evangelho para todo homem e para o homem todo.
VOCÊ TAMBÉM TERÁ ACESSO A TEXTOS, COMENTÁRIOS, RESUMOS E ESTUDOS QUE TRATAM DA EVANGELIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL DA IGREJA. SEJA BEM-VINDO!

quarta-feira, 9 de abril de 2008

UMA OFICINA DE DEDICAÇÃO AO PRÓXIMO


Vera Lúcia Ventura Herzog (apresentando a dinâmica da Oficina de Artesanato e do uso do "Cada Dia" nas reuniões com mulheres do bairro)."A semente que plantamos (...), o Senhor faz germinar" (2 Co 9. 1-7).

A Oficina de Artesanato (pintura, crochê, passa fitas), nasceu juntamente com um grande desejo que esta mulher valorosa tinha em distribuir o devocionário "Cada Dia" como um meio de evangelização. Vera Lúcia Ventura Herzog (foto acima) é uma mulher de imenso valor porque aprendeu o altruísmo como o caminho excelente que o próprio Deus traçou do "amor ao próximo" (Mt 22. 39). Certo dia, duas mulheres que trabalhavam como Agente de Saúde, bateram em sua porta e, como elas trabalhavam de porta em porta, buscando diagnosticar as doenças, perguntaram à Vera se estava disposta a dar aulas de artesanato (ocupação, esta que funciona como importante veículo de terapia).

Interrogando àquelas agentes a razão de tal solicitação, a resposta foi: "Por que várias mulheres do nosso bairro estão dispostas a aprender esse tipo de trabalho manual, mas não tem ninguém para ensinar". As mulheres não apenas procuravam alguém para ensiná-las, mas ainda se dispunham a pagar pelo curso. Vera Ventura, mulher de ação desprendida, imediatamente aceitou o convite como voluntária.

Era julho de 2002, quando tudo ficou combinado que o local seria numa Colônia de Férias, próximo à casa das aprendizes. Vera colocou uma única condição: "Faço o trabalho voluntariamente, mas nossos encontros vão começar sempre com uma pequena meditação". Era seu propósito que todas as devocionais fossem feitas com o devocionário "Cada Dia" da Editora Luz Para o Caminho, sediada em Campinas-SP, dirigida pelo pastor Celsino Gama. Vera Herzog também nutria a idéia da reciclagem porque sempre optou por utilizar versões antigas do Cada Dia, já que as mensagens, além de bem elaboradas, são muito atuais. Um mês após o combinado, começaram as aulas em sua casa (a mudança de local você pode conhecer adiante), fezendo de seu próprio teto, uma oportuna agência do reino na pregação do evangelho. O método era a leitura de cada mensagem do Cada Dia, seguida de distribuição de um volume para cada mulher.

Entretanto, o Deus soberano, com seus planos inescrutáveis, permitiu que seu esposo fosse acometido de um Acindente Cárdio Vascular (AVC). Diante disso o projeto ficou suspenso por algum tempo.

Ele passou a fazer fisioterapia de duas a três vezes por semana e teve várias dificuldades oriundas da doença. Mas a pessoa que cuidava do enfermo sempre perguntava quando a oficina iria recomeçar. Foi aí que surgiu a idéia de recomeçar a oficina em sua própria casa, ou seja, por causa do problema de saúde de seu marido.

Então ela retomou a oficina quase um ano depois do primeiro início em julho de 2002. Hoje a oficina conta com 10 mulheres que recebem aulas e conhecimento bíblico através das reflexões do Cada Dia. As reuniões funcionam às sextas-feiras, sempre com devocional e oração. Contava com 15 alunas no início do projeto. Das que estão desde o início do projeto, duas são crentes de outras denominações, uma da Igreja Presbiteriana de Caraguatatuba e as demais pertencentes à Igreja Católica Apostólica Romana. As mulheres estão muito felizes pelos trabalhos em artesanato que realizam toda semana.

O projeto é uma oportunidade ríquissima para mostrar que há várias maneiras de mostrarmos altruísmo, que por sua vez funciona como poderosa ferramenta de evangelização. Vera Ventura diz que o trabalho é uma terapia para todas, além de ser meio de captar renda. Diz ainda que já planeja outro projeto, incluindo cuidados com a saúde.
C
onclui apelando a todas as mulheres que disponham sua garagem, sua sala ou cozinha, ou qualquer outra espaço últil para exercer o amor dedicado, porque a experiência é compensadora, já que muitas mulheres que chegam no projeto, acabam recebendo não apenas treinamento, mas também transformação porque toda semana são encorajadas com uma palavra de ânimo. Esta história está postada neste blog com a finalidade de motivar os que passam por esta página a se desprenderem em favor das necessidades do próximo. Por que as formas de demonstração prática do amor de Cristo, são multiformes. Graças a Deus pela existência de pessoas como a Vera Lúcia Ventura Herzog que, a despeito dos problemas que enfrenta, nunca usou tais problemas como um argumento para paralisar a ação prática do amor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quero parabenizar a irmã Vera Lucia Ventura Herzog pela iniciativa de fazer o autruismo como uma forma de evangelizar, é de pessoas assim que precisamos para fazer a obra do Senhor. Continue assim fazendo a sua parte. Com certeza hoje eu fui influenciado por essa iniciativa, pois amo a teologia prática pois é nela que as pessoas veem Jesus em nossa vida.