ABRINDO ESTE BLOG PELA PRIMEIRA VEZ?

Prazer em tê-lo aqui. Este blog foi criado para refletir, expor, descrever e avaliar a ação da Igreja nos temas da responsabilidade social e a evangelização na igreja de hoje, usando como pano de fundo os princípios de Lausanne (1974). É nosso alvo expressar em palavras e ações o lema do Pacto de Lausanne do evangelho para todo homem e para o homem todo.
VOCÊ TAMBÉM TERÁ ACESSO A TEXTOS, COMENTÁRIOS, RESUMOS E ESTUDOS QUE TRATAM DA EVANGELIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL DA IGREJA. SEJA BEM-VINDO!

terça-feira, 4 de março de 2008

UM BREVE HISTÓRICO

por Abner Carneiro

Em março de 2005 foi promovido um curso de liderança efetuado pelo HAGGAI (Curso de Formação de Líderes). O jovem líder, representante do Haggai em São José dos Campos tendo feito três grupos de líderes lançou o seguinte questionamento: "O que vocês sonham para esta cidade, quanto à atuação da Igreja nos próximos anos?" Um dos grupos formados era o de evangelização. O sonho de plantar uma obra visando atender crianças foi exposto neste grupo. O Pb Valter Gomes e esposa Romilda Beraldo Gomes, Pb Roberto Domingues e esposa Gledys Caixeta Domingues e Moacyr Pereira Lago e esposa Paulina Lago, membros fundadores do projeto; faziam parte deste grupo e, tão logo foi lançado o sonho por parte do Moacyr, tão prontamente iniciaram a missão. Moacyr cedeu sua residência, como num ato heróico, à semelhança do que fez a irmã Abigail Moreira Domingues, atuando na Congregação do Morro do Algodão (Caraguatatuba-SP), tornando real o sonho que nasceu quando ele esteve com populações ribeirinhas às margens do Rio Amazonas. As atividades tiveram início com 6 crianças, depois 13; no primeiro mês, 26 e, no primeiro dia das crianças comemorado, tivemos 115 crianças participando.

No final do primeiro ano, a igreja resolveu adotar aquela obra oficialmente sob sua responsabilidade transformando-a em um ponto de pregação, embora funcionando no imóvel do Sr. Moacyr. No início de 2006, sob a liderança do Rev. Abner Marcos Carneiro Rodrigues, pastor da Igreja e Renata da Cunha Rodrigues (esposa), a obra passou por reestruturação e novas acomodações e conforto foram oferecidos às crianças. Além de nova metodologia e dinâmica na aplicação do ensino. Além da criação de uma tenda própria para os 25 adolescentes que se reúnem ali semanalmente. Criou-se também um espaço para atividades lúdicas com crianças de 0-5 anos que, inclusive; muitas vêm acompanhadas dos pais.

Contamos com uma média semanal de um número que oscila entre 40 e 60 crianças, 15 a 25 adolescentes, 10 adultos, além da equipe de professores e auxiliares. Semanalmente se oferece lanche, conhecimento e formação religiosa e cultural. Os onze professores utilizam conhecimentos que receberam em treinamentos específicos, além de técnicas científicas recebidas em formação universitária. A qualificação dos professores voluntários são as de profissionais liberais, comerciantes, professores e técnicos, além de pessoal leigo.

Nosso alvo é oferecer formação religiosa, cultural e social, na esperança de formar o indivíduo qualificando-o para o convívio em sociedade. O propósito futuro é a formação e plantação de uma nova igreja presbiteriana naquela localidade, pois estamos certos de que esta é a vontade de Deus, ou seja, "fazer alunos de todas as nações" (Mt 28. 19).